Educação

Campus da Uerj em Maricá perto de se tornar realidade

Uma base da Universidade do Mar também deve ser levada

Prefeito Fabiano Horta assinou carta de intenções com reitor para trazer cursos de graduação e de extensão ligados à gestão ambiental.
Prefeito Fabiano Horta assinou carta de intenções com reitor para trazer cursos de graduação e de extensão ligados à gestão ambiental. |  Foto: Divulgação
 

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, assinou nesta quarta-feira (30) uma carta de intenções com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para trazer um campus avançado e uma base da Universidade do Mar (UniMar) para o município, em iniciativas da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM).

O reitor da Uerj, professor Ricardo Lodi Ribeiro, falou sobre a parceria que vinha sendo tratada com os gestores da Prefeitura de Maricá e da expectativa de iniciar os cursos em 2023.

“Hoje nos oficializamos uma parceria que vinha sendo conversada há alguns meses sobre a instalação de um campus da Uerj em Maricá. A gente tem o desejo de estar já no ano que vem oferecendo curso de graduação em geografia, além de muitas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou o reitor da Uerj.

O documento estabelece a colaboração científica e técnica para a instalação da instituição de ensino, que funcionará em um barco-universidade, oferecendo cursos de graduação em Oceanografia e outras áreas de conhecimento, voltada à busca por soluções integradas para os problemas relacionados à vida marinha.

A UniMar é vinculada ao programa de extensão da Faculdade de Oceanografia da Uerj, uma das principais referências nacionais nas Ciências do Mar.

A instituição de ensino insere-se na perspectiva da Década dos Oceanos (2021-2030), instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e funcionará como uma universidade aberta, promovendo cursos livres direcionados às comunidades pesqueiras, projetos de extensão e educação ambiental.

Outro foco será as ações de monitoramento ambiental, gestão do lixo marinho e de conservação da vida marinha.

“Ter um campus de extensão da Uerj  é um marco fundamental para o desenvolvimento da cidade. A presença da universidade pública desenvolvendo e pesquisando o território da cidade. Hoje, Maricá certamente marcou um golaço no que diz respeito à pesquisa, inovação e acima de tudo continuando a inclusão social como objetivo central da política pública da nossa cidade”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Programa está em implantação na Ilha de Brocoió, arquipélago de Paquetá

O Programa de Extensão da Universidade do Mar foi criado com marco inicial na Ilha de Brocoió, no arquipélago de Paquetá, onde será instalado o campus avançado da Uerj destinado aos estudos de disciplinas científicas e da Economia do Mar.

O espaço está inserido em uma das regiões mais importantes da Baía de Guanabara, fomentando potencialidades socioeconômicas, ambientais e culturais existentes no entorno, além de capacitar a população e promover debates essenciais para o desenvolvimento fluminense.

Outras universidades que já desenvolvem projetos com Maricá também poderão oferecer cursos na Universidade do Mar. Está previsto que, em um primeiro momento, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) ofereça especialização em Economia do Mar, além de estar em elaboração pela Rural a oferta da graduação em Ciências Biológicas no município. A Universidade Federal Fluminense (UFF) também será procurada para a possível oferta de cursos de graduação.

“É um dia histórico para Maricá o anúncio da ida de um campus avançado da Uerj para Maricá e a Universidade do Mar. Estamos fechando o curso de oceanografia com a Uerj e de pós-graduação em economia do mar, em parceria também com a Rural. O navio-escola será levado para a cidade num futuro próximo. Além do navio escola, vamos preparar o espaço para receber os alunos”, contou Olavo Noleto, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Diretor-presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá (ICTIM), Celso Pansera destacou outros cursos previstos no campus.

“Teremos cursos também na área de engenharia e gestão ambiental que a cidade precisa muito para formar recursos humanos para o próximo período de desenvolvimento. Uma parceria fundamental. A cidade entrará com a infraestrutura, campus e pessoal de apoio, e a Uerj entrará com toda a parte pedagógica”, destacou fazendo referência à qualidade do ensino da universidade.

A Universidade do Mar conta com o apoio de cerca de 70 instituições de ensino além da Uerj, como a UFRJ, Unirio, Uezo, PUC-Rio, UFRRJ e a UFF, além da Fiocruz e da Comissão Interministerial dos Recursos do Mar (CIRM).

< Madrugada de chuva, vento forte e queda de árvore no Rio Após ação da PM, moradores interditam BR-101 em protesto <